quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

DESÂNIMO

Estudo ministrado pelo Pr. Washington nesta terça-feira dia 27 de Dezembro no culto de ensino.


Hoje lhe é revelado uma arma terrível de autodestruição.

O DESÂNIMO


Texto-base: 1 Reis 18 e 19.
Em 1 Reis 18, Elias era forte e corajoso. Logo no próximo capítulo ele entrou em pânico e fugiu para salvar sua vida.
O que acontecia? O que enfraquecia este grande profeta e fazia com que ele esquecesse seu dever? Era o desânimo que fazia Elias cair. Precisamos tomar cuidado porque o desânimo pode incapacitar nossa vida espiritual também.

HISTÓRIA
O diabo resolveu vender os instrumentos que usava para perder as pessoas. E fez uma enorme exposição com todos os instrumentos que costumava usar. Eram grandes ferramentas como: ódio, violência, bebedeira, corrupção, prostituição, tráfico de drogas, de armas, ofensas a pureza das pessoas... Enfim, lá estavam todos os seus instrumentos à venda. Porém, havia um instrumento separado de todos os outros e, apesar de velho e gasto, o seu valor era equivalente ao preço de todos os outros objetos juntos.

Havia uma enorme curiosidade a respeito daquele objeto. Por que era tão caro? E o diabo lhes respondia:” Compre e você vai saber usá-lo”.
Devido ao custo ninguém o comprou chamava-se Desânimo.

E o diabo explicou: “Só venderia por um alto preço porque me foi muito útil. Se uso a droga, a violência ou a prostituição, logo a pessoa me reconhece e sabe que o instrumento é meu. Mas o Desânimo não. As pessoas pensam ser algo de sua personalidade , o seu temperamento, acham que tem o direito de ficar desanimados por causa dos problemas”.

E acrescentou: “Quando lhes dou a arma do desânimo, desanimadas, desfalecidas, faço qualquer coisa com elas. Elas acham que já possuem uma boa justificativa para sofrer e não reagem, pois, afinal de contas...Deus quis assim.”

Quantas pessoas caíram por causa do desânimo, diante dos problemas no casamento, problemas com os filhos, desemprego, falta de dinheiro e até por causa das enfermidades? Quando bater o desânimo em seus sentimentos, renuncie a ele.
Hoje lhe é revelado que o desânimo é uma arma terrível de autodestruição. Mesmo que você já o sabia e que isso pareça absolutamente óbvio, hoje lhe é revelado. 

O QUE É O DESÂNIMO
v  O desânimo nos impede de ser o que Deus tem intenção de que sejamos;
v  O desânimo esconde as belezas da vida;
v  O desânimo asfixia nossas ambições e nossos projetos de vida;
v  O desânimo nos amontoa com a multidão de pessoas perdedoras;
v  O desânimo apaga nossa luz que deve brilhar claramente com Jesus(Mateus 5:14)
v  O desânimo, ainda nos identifica com o fracasso; faz com que as dúvidas controle nossas ações;
v  O desânimo atrofia nossas mentes para que não sejam criativas;
v  O desânimo paralisa nossa fé;
v  O desânimo aumenta nossos problemas;
v  O desânimo obstrui nossa influência positiva sobre outras pessoas;
v  O desânimo destrói nossos sonhos e nossos projetos de vida.
                
                                É o desânimo a ferramenta utilizada pelas forças espirituais do mal para que muitas pessoas peguem a toalha e abandonem a luta por uma melhor qualidade de vida. O desânimo torna a pessoa apática, conformada. E a maioria faz côro e diz: – É assim mesmo!  Assim é a vida! Não vale a pena lutar!  A vida é assim mesmo!

Normalmente quando estamos desanimados nós nos esquecemos das vitórias passadas. O desânimo produz um sentimento negativo a respeito de nós mesmos e nós começamos a nos sentir como um fracasso e dizemos a nós mesmos: “eu não sou bom” ou “sempre estou cometendo os mesmos erros” ou “porque não posso fazer nada bem” ou ainda “tudo que eu faço dá errado”.

O DESÂNIMO PODE GERAR ESTAFA

Desânimo sem explicação aparente, dores no corpo, falta de motivação para continuar aquela atividade de que tanto gosta e uma vontade enorme de ir embora logo após chegar ao trabalho. Se você está com algum desses sintomas, fique de olho, pode ser estafa.

O QUE É ESTAFA
De origem emocional ou física, ela pode atingir crianças e adultos e compromete o desempenho na escola, no trabalho, na igreja e na relação com as demais pessoas no dia a dia, tornando todas as atividades, antes prazerosas, em obrigações desgastantes e chatas. Por alterar todo o funcionamento do organismo, pode desencadear outras doenças como hipertensão, fobias e ansiedade, problemas cardíacos e gastrite. “Se você ficar acumulando tensões e cansaço, vai virar uma panela de pressão e uma hora ela explode. “Claudio Pavanelli” 



ESTAFA É A FADIGA MENTAL
v  Caracterizada pela alteração do sistema nervoso central, ocorre em função do excesso de responsabilidades e tensões acumuladas que provocam um desgaste metabólico e mental muito grande. “O cansaço mental é tamanho que a pessoa chega a sentir dor física. As pressões psicológicas se refletem no corpo”, explica o fisiologista. “É preciso rever a maneira como lidamos com os nossos problemas e frustrações. Às vezes, uma mudança simples de postura pode te livrar de um dano maior a saúde”.


A ESTAFA MENTAL (Fadiga)
v  Causar danos psicológicos e físicos. Caso não seja tratada adequadamente pode provocar doenças como:
v  Falha de memória,
v  Insônia,
v  Irritabilidade,
v  Desânimo,
v  Tristeza profunda e  Angústia”.

SINTOMAS DA ESTAFA (Fadiga)
- Azia e má-digestão;

- Palpitação;
- Diminuição do desejo sexual nos casais

-          Dores no corpo

- Apatia
-Baixa resistência imunológica

- Falha de memória;

- Insônia;
- Irritabilidade e choro com facilidade;
- Tristeza e angústia;


ALGUMAS DOENÇAS CAUSADAS PELA ESTAFA
     v  Hipertensão arterial (pressão alta)
     v  Doenças emocionais (ansiedade, pânico, fobias) 
     v  Doenças gastrointestinais (colite, gastrite e úlcera)
   v Doenças do coração (arritmia, angina e infarto)

COMO VENCER O DESÂNIMO ?
VENCENDO O DESÂNIMO

Para vencer o desânimo precisamos eliminar suas causas:
1.       O principal fator que produziu o desânimo de Elias foi a grande vitória que ele conseguira no Monte Carmelo contra os falsos profetas. Vitórias espirituais decisivas são momentos especialmente vulneráveis; somos mais suscetíveis nesses momentos tanto ao orgulho como ao desencorajamento. Neste caso, sem dúvida, Elias previu um reavivamento avassalador. Talvez ele esperasse que Acabe e Jezabel de algum modo conduzissem a nação inteira ao arrependimento. Assim, o desafio continuado de Jezabel foi uma decepção. A mesma coisa pode acontecer conosco. Quando as coisas vão bem, nossas expectativas são grandes. Então vem o revés, e ficamos desencorajados.
 “ESPECTATIVA NÃO SUPERADA”

2.       Fracasso em conseguir os resultados desejados. Depois de anos de fidelidade ao Senhor e depois da matança dos falsos profetas, nada tinha realmente mudado. Ou assim parecia. É extremamente desanimador trabalhar, trabalhar, trabalhar e mesmo assim não ver resultado positivo. Muitos dos mais diligentes servos de Deus têm experimentado a frustração de ver os pequenos resultados de seu labor. Quando vemos pouco ou nenhum fruto de nossas atividades no serviço do Senhor, precisamos ser pacientes (Gálatas 6:9) e confiar em que a colheita virá (1 Coríntios 15:58)
“FRACASSO NOS RESULTADOS”

3.       Elias estava desanimado porque aqueles que deveriam estar servindo o Senhor se esqueciam dele. Acabe e Jezabel deveriam ter sido os guias espirituais daquela nação. A conduta deles era desmoralizante. Para nós, podem ser os irmãos que nos desapontam. A oposição do mundo não surpreende, mas quando vemos aqueles que declaram estar servindo o Senhor voltar suas costas a ele, isto se torna mais do que podemos suportar. Isto não é um problema novo. Josué e Calebe ficaram virtualmente sós (Números 14). Num momento crítico em sua vida, Paulo foi abandonado por todos os irmãos (2 Timóteo 4:16). Precisamos continuar servindo a Deus, independente da resposta dos outros
“A INGRATIDÃO”

4.       A comiseração de si mesmo. Ele estava sentindo pena de si mesmo. Ele sentia que estava só, que todos os outros tinham abandonado o Senhor. É difícil ficar deprimido quando se está fixo na obra do Senhor, mas quando se está pensando principalmente em si mesmo, o desânimo quase sempre acontece.
Vamos ler 1 Reis 19:4

Ele, porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais”
“COMISERAÇÃO DE SI MESMO”

5.      A culpa era uma causa final da depressão de Elias. Ele tinha abandonado sua responsabilidade e agido sem a orientação de Deus. Ele sabia que estava errado porque estava na defensiva quando o Senhor falou com ele. Precisava de perdão e necessitava voltar ao seu posto de serviço. A culpa freqüentemente produz depressão. Algumas vezes, quando estamos abatidos, não precisamos simplesmente arranjar um modo de sentir melhor, mas precisamos de arrepender.
I Reis 19:15 “Então o Senhor lhe disse: volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; quanVai, do lá chegares, ungirás a Hazael para ser rei sobre a Síria”
A CULPA 

A pergunta de Deus:
O Senhor veio a Elias duas vezes e perguntou: "Que fazes aqui, Elias?" (1 Reis 19:9, 13). Aqui estava um homem bom e justo que tinha caído. Como Deus lidaria com ele? Deus não ficou aborrecido ou desistiu dele. Por outro lado, Deus também não o mimou. O Senhor desafiou-o diretamente, ajudando-o a superar seu desânimo, e reassumir seu serviço fiel. É encorajador perceber que Deus cuida de seus servos fracos e decaídos, e que ele trabalha para encorajá-los e restaurá-los.

A Cura
Quando o Senhor visitou Elias na montanha e perguntou o que ele estava fazendo ali, Deus lhe disse para sair "e põe-te neste monte perante o SENHOR." Deus mostrou a Elias um vento grande e forte que quebrou as rochas da montanha em pedaços, depois revelou um terremoto e depois um fogo. Cada um deles demonstrava o poder de Deus, algo que Elias precisava ver urgentemente. Ele precisava de mais confiança no Senhor; precisava ver quem estava ao seu lado

Finalmente, o Senhor falou a Elias sobre os 7 mil que jamais haviam se prostrado diante de Baal. Elias não tinha percebido aqueles que eram os verdadeiros servos do Senhor. Ele nunca tinha observado que não era realmente o único restante.
Quando estamos desencorajados, nossa tendência é pensar que tudo e todos estão contra nós. Precisamos reconhecer as coisas boas.


Deus não quer que você desista e Ele diz hoje a você: “- Meu filho: Não tenhas medo, porque eu te ajudo… Eu te resgatei, chamei-te pelo teu nome; tu és meu. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor teu Deus, o teu Salvador. Visto que foste precioso aos meus olhos… também foste honrado, e eu te amei. Não tenhas medo, pois, porque estou contigo. Eu te ajudo (cf. Isaías 43:1-5).”
Deus não quer que você desista e Ele diz hoje a você: “- Meu filho: Não tenhas medo, porque eu te ajudo… Eu te resgatei, chamei-te pelo teu nome; tu és meu. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor teu Deus, o teu Salvador. Visto que foste precioso aos meus olhos… também foste honrado, e eu te amei. Não tenhas medo, pois, porque estou contigo. Eu te ajudo (cf. Isaías 43:1-5).”







Nenhum comentário:

Postar um comentário